quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Conclusão .

A partir deste trabalho de desenvolvimento de um blog que tratasse de "ÁGUA" eu pude formar uma opinião mais completa sobre o assunto desde a sua preservação,consumo,tratamento e distribuição. Além do fato de trabalhar em grupo ser muito favorável ao nosso aprendizado.
Que a água é fundamental para a nossa existência todos nós sabemos mas,o importante é saber como ela chega até a nossa casa,de que forma é tratada,a forma que ela está distribuída perante o mundo,e como estamos cuidando dela. Já que ela está em nossa formação,constituindo boa parte do nosso corpo e em nosso crescer,é fundamental beber água para a hidratação do corpo.
Para chegar até nossa casa a água passa por vários processos : Coagulação: quando a água na sua forma natural (bruta) entra na ETA, ela recebe, nos tanques, uma determina quantidade de sulfato de alumínio. Esta substância serve para aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila. A Floculação - em tanques de concreto com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores.- Decantação - em outros tanques, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositadas no fundo dos tanques, separando-se da água. Filtração onde  a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro.Na Desinfecção  é aplicado na água cloro ou ozônio para eliminar micro organismos causadores de doenças,fluoretação é aplicado flúor na água para prevenir a formação de cárie dentária em crianças.E então a correção de PH - é aplicada na água uma certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio. Esse procedimento serve para corrigir o PH da água e preservar a rede de encanamentos de distribuição. Após todo este processo é que ela enfim pode estar pronta para o consumo este tratamento é de grande importância já que na água acabam ficando muitos micro organismos,que são nocivos a nossa saúde.
Enfim tratamos de um assunto que está bem presente em nosso dia a dia mas acaba passando despercebido todo o processo que faz com que ela chegue até nós.
Por : Vitória Castilhejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário